quarta-feira, 9 de julho de 2008

Futaba 7 C 2,4 ghz

Devido a alguns problemas com o rádio da Protech, e como gostei muito da modalidade, decidi investir algum dinheiro e comprar um rádio razoável. Foi das escolhas mais difíceis que fiz, principalmente devido a grande oferta, preços e opiniões.

Vou deixar aqui alguns dos pontos que achei mais importantes na escolha de um rádio :

1 - Não ter visão de túnel, e pensar que o que gostamos hoje, pode não ser o que gostamos amanhã . Como tal, deve comprar-se um rádio com mais capacidades do que as que se necessita. A nossa cabeça está sempre a evoluir e a querer mais, e ficar infeliz porque o nosso rádio não tem mais uma função que não nos permite evoluir é frustrante e dispendioso, mais vale comprar logo algo que seja para durar uns anos.

2 - Se vamos voar para um clube, ter atenção às marcas que por lá se usam, apenas para facilitar o uso de cabos trainer e algumas ajudas na configuração do rádio.

3 - Preço: Existem rádios caros e com funcionalidades que talvez nunca se cheguem a usar na vida, deve escolher-se um rádio acima do que se precisa mas também não exagerar, procurar bem em lojas online nacionais e internacionais, infelizmente vê-se uma grande discrepância de preços de um sítio para o outro.

4 - Procurar na net por reclamações sobre esse rádio, principalmente em fóruns internacionais.

Quando decidi mudar de rádio fui completamente desaconselhado a comprar um 2,4 ghz, que até a data seria uma das minhas opções, tentei então adquirir um rádio Futaba 35 mhz mas já não fui a tempo pois todas as lojas com preços razoáveis a que acedi informaram-me que o rádio que pretendia não existia em stock e não sabiam se iram voltar a ter.

Fui então forçado pelas circunstancias a comprar o 2,4 Ghz o qual tinha o bug nas versões mais recentes mas está completamente normalizada e corrigida nas versões actuais, só posso dizer maravilhas acerca do rádio, nunca senti qualquer tipo de interferência visível enquanto voava. Mesmo em zonas propicias a interferências com outros aparelhos a funcionar em 2,4 ghz, o rádio responde instantaneamente aos comandos.

Fora a parte de ainda não ser permitido legalmente voar em Portugal com estes rádios, também não é o é com os 72 mhz e muita gente os usa, e entre os 3 este sem duvida é o mais fiável.

Protech - Razor

Mais um avião da Protech (não que tenha gostado da marca)...! Este avião foi adquirido a um "vendedor de garagem", foi feito um negocio meio apalavrado, em troca de algum material e euros ficou a promessa de o ver montado, a voar e com algumas aulas incluídas. Pois bem, ficou mal montado, não voava, aulas nem vê-las e peças extra retiradas do kit, posso dizer certamente que a pessoa que mais me desmotivou neste hobbie foi precisamente quem me vendeu este avião, mas, como não sou uma pessoa de conflitos resolvi afastar-me dessa pessoa e do Clube que ela representava, infelizmente, pois fora ele, o pessoal era muito porreiro. Montei a electrónica deste avião sozinho sem conhecimentos, corrigi a deriva pois estava mal colada e reconstrui a Firewall (sitio onde se fixa o motor) pois este avião vem preparado para motores Brushed, e eu tinha já um motor Brushless para ele com 350 watts.



















Brevemente colocarei alguns videos

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Lipos

Com o crescente interesse na modalidade tive que aprender alguma coisa acerca de Lipos (baterias)

Vídeo interessante onde mostra o que acontece quando se sobrecarrega uma lipo.


Vídeo que mostra varias lipos a serem sobrecarregadas mas com o uso de um saco protector.



Vídeo de destruição de uma lipo desta vez mecanicamente.



O uso de um carregador adequado é fundamental. O carregador da foto abaixo é o carregador que uso, é um bom carregador no entanto está limitado a 2,5a no carregamento de lipos.















O uso do balanceador, serve para distribuir a carga equitativamente pelas células da bateria (no meu caso 3 celulas, 3sp1 - 11.1 volts) evitando sobrecarrega-las e correndo menos riscos, apesar de muita gente pregar que se podem fazer 10 ciclos a um lipo entre balanceamentos, certamente a probabilidade de sobrecarga aumenta, e o tempo de vida da lipo diminui, mantenho sempre as minhas lipos balanceadas.









Deixo aqui estes link´s que tem muita informação acerca do manuseamento destas baterias.

http://www.asaseletricas.com.br/suporte/lipo-infoseg.htm
http://www.lineu.info/blog/?p=53

Aeromodelismo - Protech Cessna 400 - Videos

Ficam aqui alguns vídeos sobre este avião que só foram possíveis graças a infinita paciência da minha cara metade. Um grande obrigado a ela por tudo.

Antes de ganhar coragem para por o avião a voar, admito que treinei bastante no FMS, um simulador de voo gratuito, uma coisa boa deste kit é que já trazia o cabo para ligar ao computador e o software para praticar. Aparte alguns conselhos, aprendi a voar (cair...) sozinho, este avião ainda resistiu algum tempo, levando muita porrada e partindo algumas hélices, tendo sido eu a desfazê-lo para retirar a electrónica e montar outro.

Este vídeo foi um dos primeiros voos que fiz




Aqui o sitio onde a asa prende simplesmente se partiu devido a força que a asa fez, enquanto voava a fundo :)



Aqui um voo mais calmo já com o avião meio desfeito :D

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Aeromodelismo - Protech Cessna 400








Bem, como é natural do meu feitio, rapidamente me fartei do pequeno avião.

Decidi após muita pesquisa escolher este avião da Protech, pois já trazia tudo incluído e sendo eu um leigo na matéria achei que seria uma boa opção para experimentar algo melhor. Escolhi este modelo por ser um asa alta e teoricamente um bom avião para aprender.

Na realidade com as configurações de fabrica, o modelo é muito nervoso o rádio deixa um bocado a desejar e o carregador de lipo (bateria) é muito limitado, mas quem compra um RTF (ready to fly - pronto a voar) está sujeito a este tipo de coisas.

Rápidamente montei o avião, e apressei-me a po-lo a voar sozinho :)














Primeiro voo primeira queda :), ainda sem sensibilidade nos comandos e com nenhuma experiência como era de esperar deixei o avião cair, felizmente estes aviões de "esferovite" são bastante resistentes e aguentam muita porrada.

domingo, 25 de maio de 2008

Aeromodelismo - O Inicio

Pois bem, ora aqui está uma modalidade que me despertou curiosidade há muitos anos, o Aeromodelismo.

Lembro-me que quando me interessei por aeromodelismo, este era apenas para as elites, sendo todo o material carissimo e de difícil acesso, já para não falar nos clubes da altura que não davam oportunidade ou ajuda a qualquer pessoa.

Contudo a realidade nos nossos dias é algo diferente, a excepção de algumas pessoas que ficaram presas no passado, no geral o pessoal é bem vindo nos clubes de aeromodelismo desde que cumpra regras de segurança.

Já o material, esse nem se compara, devido a crescente adesão à modalidade, como em tudo, os preços baixaram, e a variedade aumentou. Dentro do aeromodelismo escolhi a vertente eléctrica, por achar esta mais prática, mais limpa e mais fácil para começar. Não tenciono ofender o nome da modalidade por não voar escalas, tentando reproduzir ao detalhe os aviões, apenas quero divertir-me, seja a voar, a cair ou a inventar ;).

Deixo aqui uma pequena foto do brinquedo que me levou a reencontrar os aviões, e a descobrir que as coisas realmente estavam diferentes.

















Irei partilhar aqui as minhas experiências e opiniões há medida que me for dando na telha.

Aproveito para dizer a quem se tiver iniciar nesta actividade (como eu), cuidado, os olhos aqui enganam muito e nem sempre o que se vê é a realidade.

Apresentação

E aqui estou.....
após 17 anos de Internet decidi criar um blog. Aqui irei falar de temas relacionados com Aquariofilia, Aeromodelismo, Programação e invenções no geral.

Espero que alguns tópicos abordados cheguem a ser úteis para alguém.

Desde já um obrigado a todos os que por aqui passarem e participem, e um GRANDE obrigada a minha cara metade que me atura e incentiva a descobrir mais qualquer coisa para inventar.