quarta-feira, 9 de julho de 2008

Futaba 7 C 2,4 ghz

Devido a alguns problemas com o rádio da Protech, e como gostei muito da modalidade, decidi investir algum dinheiro e comprar um rádio razoável. Foi das escolhas mais difíceis que fiz, principalmente devido a grande oferta, preços e opiniões.

Vou deixar aqui alguns dos pontos que achei mais importantes na escolha de um rádio :

1 - Não ter visão de túnel, e pensar que o que gostamos hoje, pode não ser o que gostamos amanhã . Como tal, deve comprar-se um rádio com mais capacidades do que as que se necessita. A nossa cabeça está sempre a evoluir e a querer mais, e ficar infeliz porque o nosso rádio não tem mais uma função que não nos permite evoluir é frustrante e dispendioso, mais vale comprar logo algo que seja para durar uns anos.

2 - Se vamos voar para um clube, ter atenção às marcas que por lá se usam, apenas para facilitar o uso de cabos trainer e algumas ajudas na configuração do rádio.

3 - Preço: Existem rádios caros e com funcionalidades que talvez nunca se cheguem a usar na vida, deve escolher-se um rádio acima do que se precisa mas também não exagerar, procurar bem em lojas online nacionais e internacionais, infelizmente vê-se uma grande discrepância de preços de um sítio para o outro.

4 - Procurar na net por reclamações sobre esse rádio, principalmente em fóruns internacionais.

Quando decidi mudar de rádio fui completamente desaconselhado a comprar um 2,4 ghz, que até a data seria uma das minhas opções, tentei então adquirir um rádio Futaba 35 mhz mas já não fui a tempo pois todas as lojas com preços razoáveis a que acedi informaram-me que o rádio que pretendia não existia em stock e não sabiam se iram voltar a ter.

Fui então forçado pelas circunstancias a comprar o 2,4 Ghz o qual tinha o bug nas versões mais recentes mas está completamente normalizada e corrigida nas versões actuais, só posso dizer maravilhas acerca do rádio, nunca senti qualquer tipo de interferência visível enquanto voava. Mesmo em zonas propicias a interferências com outros aparelhos a funcionar em 2,4 ghz, o rádio responde instantaneamente aos comandos.

Fora a parte de ainda não ser permitido legalmente voar em Portugal com estes rádios, também não é o é com os 72 mhz e muita gente os usa, e entre os 3 este sem duvida é o mais fiável.

Protech - Razor

Mais um avião da Protech (não que tenha gostado da marca)...! Este avião foi adquirido a um "vendedor de garagem", foi feito um negocio meio apalavrado, em troca de algum material e euros ficou a promessa de o ver montado, a voar e com algumas aulas incluídas. Pois bem, ficou mal montado, não voava, aulas nem vê-las e peças extra retiradas do kit, posso dizer certamente que a pessoa que mais me desmotivou neste hobbie foi precisamente quem me vendeu este avião, mas, como não sou uma pessoa de conflitos resolvi afastar-me dessa pessoa e do Clube que ela representava, infelizmente, pois fora ele, o pessoal era muito porreiro. Montei a electrónica deste avião sozinho sem conhecimentos, corrigi a deriva pois estava mal colada e reconstrui a Firewall (sitio onde se fixa o motor) pois este avião vem preparado para motores Brushed, e eu tinha já um motor Brushless para ele com 350 watts.



















Brevemente colocarei alguns videos